domingo, 28 de março de 2010

PESSACH

Pessach é a festa da Liberdade de nosso povo, quando enfim, nos libertamos da escravidão Egípcia. Mais ainda, neste momento de nossa Libertação “Zeman Heruteinu” significa que este momento do ano, especificamente, exerce sobre nós uma influencia especial que propicia nossa Libertação.

D’us não desejou que nos libertássemos do Egito para levar uma vida sem obrigações e sem leis, o que nos levaria incondicionalmente a pior das servidões; D’us quis que nós fôssemos Livres e de Bons Costumes. Pois a ausência de freios morais e espirituais converter-nos-ia em bestas, que viveriam para saciar seus instintos mais sórdidos. Essa concepção de liberdade, sem legislações é falha. Por isso, de Pessach a Shavuot, seguimos leis de Luto, um Homem sem Leis, não pode ser Livre.

Ser “LIVRE E DE BONS COSTUMES” essa é a mensagem de Pessach. O pior dos servos é o escravo de si mesmo que se entrega a vícios e paixões, ser livre é antes de tudo ser senhor de si mesmo, é ser o soberano de suas paixões.

Has’hem nos fala: “Eu Sou o Ete’no vosso D’us que vos fiz sair da terra de Egito para ser Vosso D’us” a fins de que cumpram os Meus Mandamentos que tem por finalidade o vosso bem e que levem uma vida baseada num Judaísmo que vos faça livres do poder do mal e que consigam dominar o Yetzer Hará.

Nossos Sábios, de Abençoada Memória, falam no Pirke Avot: SÓ É LIVRE, QUEM VIVE MOTIVADO PELA TORAH. Os Chamets que mais devemos nos libertar em Pessach, são os Chamets da moral, que fermentam em nós nos tornando de ego inflado, achando-nos superior aos outros... Pois... “ESTE É O PÃO DA POBREZA QUE VOSSOS PAIS COMERAM NA TERRA DO EGITO”

Nenhum comentário: