sexta-feira, 5 de março de 2010

Já fumei algumas vezes o narguile, ou narguilé, como alguns chamam. Mesmo sendo judeu sionista, eu gosto da idéia dos árabes. (se bem que muitos dizem ser dos Hindus)

Hoje, muitos árabes se destacam por colocar bombas no corpo e se matar. Com isso, entretanto, não honram sua rica tradição cultural (os algarismos arábicos, a preservação de Aristóteles de que se serviu mesmo Santo Tomás de Aquino, a bem desenvolvida e belíssima arquitetura etc).

Uma das coisas do passado árabe que muito me agrada é o narguile. Como a maioria dos árabes é muçulmana, não bebem, e, por isso, acho que tiveram que inventar algo para dar um barato. Queimaram o tabaco nessa coisa e deu certo. Claro que não substitui a cerveja, o vinho ou um bom Jack Daniel's, mas que é divertido fumar narguile, isso é.

Bom mesmo é ser árabe cristão - seja ortodoxo, seja católico (latino, melquita, maronita, siríaco, armênio etc) ou mesmo ser judeu, de preferencia Sefaradi: aí pode fumar narguile e tomar umas biritas. D'us seja louvado!

Entonces, voltemos para onde eu estava.

O tal narguile é hoje, aqui no Brasil, usado por uns adolescentes idiotas metidos a fodões. Acham que são os caras e andam com o trambolho a tiracolo, compartilhando o "canudo" com seus amiguinhos babacas.

A imbecilidade alheia, todavia, não nos deve amedrontar. Com elegância, sem se mostrar, sem se achar chique só por consumir tabaco no narguile, sem querer aparecer, é possível, sim, aproveitar as benesses arábicas, inclusive em público.

Em qualquer tabacaria decente se acha um aparelho, por simples que seja. E na internet, basta digitar "narguile" pelo Google, que se aprende a usar. Por isso, preguiçoso, não vou lhes ensinar.

Umas dicas, porém, podem lhe ajudar:

* Use tabaco com menta ou com hortelã. O de morango é muito bom para fumar com a mulher amada.
* Junto da água, misture vodca ou cachaça. Pode-se colocar gelo também. Ou umas duas ou três balas Halls. O Halls preto é inigualável. Agora, se fores macho o suficiente para colocar uma dose de vodca, uns quatro gelos e duas pedrinhas de Halls, eu não me responsabilizo. Mas deve ficar do caralho.
* Guarde os fumos na geladeira.
* Não precisa fumar sentado no chão, mas o narguile deve ficar baixo.
* Não colocar maconha no negócio.Estraga o sabor.



















  1. VASO: É a base do narguilé, na qual colocamos a água até cobrir dois dedos do tubo que será encaixado acima do vaso. A água limpa a fuligem queimada do tabaco, dizem que absorvendo a nicotina. Sempre que pegar um narguilé, segure pela base. Todo mundo tende a pegar pelo corpo, deixando o resto se espatifar no chão.
  2. CORPO: É o tubo que transmite a fumaça do fornilho para o vaso e, em seguida, para a mangueira. Normalmente é feito de latão. Precisa ser bem encaixado no vaso para impedir a circulação de ar. Alguns narguilés já vêm com uma borracha interna que faz a vedação. Sem ela, é preciso usar veda-rosca (internamente) ou filme de PVC (externamente).
  3. MANGUEIRA: É por onde aspiramos a fumaça do narguilé, fazendo bolhas na água dentro do vaso. Tem de estar bem vedada no corpo para funcionar direito. Deve ser limpa com compressor de ar. Hoje em dias as mangueiras são de borracha, mas mesmo assim deve-se evitar molhar internamente. Antigamente eram de couro de Camelo.
  4. FORNILHO: É o local onde colocamos o fumo, também chamado de cabeçote ou cachimbo. ou ROSH Fica no topo do narguilé e, geralmente, é feito de cerâmica. Deve ser vedado e bem encaixado no tubo, para não deixar o ar escapar. Antes de colocar o fumo, use uma faca, canivete ou a própria pinça de segurar o carvão para deixá-lo bem solto. Encha o fornilho sem apertá-lo e cubra com uma folha de papel-alumínio até o meio, pressionando nas laterais. Com um palito, faça pequenos furos em toda a superfície de maneira uniforme.
  5. PRATO: Fica abaixo do fornilho e é onde caem as cinzas do carvão.
  6. PINÇA: É o acessório utilizado para manejar o carvão.
  7. CARVÃO: É hora de acender o carvão. Existem dois tipos principais para narguilé: o carvão mineral e o carvão pastilha. Para acender, use a uma pinça própria para segurá-lo. Mantenha o carvão na boca do fogão por alguns minutos ou use um isqueiro do tipo maçarico, sempre virando-o para queimar por inteiro. E sem pressa: se não acender direito, será necessário esforço demais nas tragadas.

Nenhum comentário: