domingo, 22 de fevereiro de 2009

Incrivel como se acha coisa na internet, quando você não quer ver sacanagem.

Isso tá em algum site, mas não me lembro qual. Não escrevi isso não sou tão sabido!

Você deve ter visto um sabre de luz alguma vez, seja no jornal da tarde ou talvez nas ruas. Então, deve saber que este é um espantoso e versátil equipamento, capaz de cortar quase tudo em questão de milisegundos.



Você já se perguntou como estas armas extraordinárias funcionam? De onde vem a energia e como são capazes de contê-la em uma coluna de poder brilhante?

Neste artigo, você terá a chance de observar o interior de um sabre de luz e descobrir a fonte de suas incríveis características.


O segredo está no manejo

Importantes dicas de segurança

Um sabre de luz não é um brinquedo. Mantenha-o sempre longe do alcance de crianças. Travas de segurança nos sabres de luz são exigidas na maioria dos estados.

Existem duas extremidades em qualquer sabre de luz, uma delas possui a argola de cinto, enquanto a outra abriga a saída da lâmina e o emissor da lâmina.

  • NUNCA aponte o emissor da lâmina de um sabre de luz para seu próprio corpo.
  • NUNCA olhe da "empunhadura", mesmo que tenha certeza de que ela esteja em modo de segurança. Ativá-la acidentalmente pode resultar em sérios danos.


Foto cedida por Park Sabers
Graflex Model

O sabre de luz é um equipamento único, personalizado e criado artesanalmente. Os controles são ligeiramente diferentes para cada sabre. Todos eles, no entanto, possuem as mesmas características gerais. Se você já teve a oportunidade de examinar um sabre de luz, deve ter notado que:

  • ele tem normalmente 30 cm de comprimento, praticamente o tamanho de uma grande lanterna;
  • em uma extremidade estão a empunhadura, a argola do cinto e o botão de liga/desliga, também conhecido como Matriz de Ativação;
  • na outra extremidade, estão a saída da lâmina e o anel de estabilidade;
  • em alguma parte do conjunto, habitualmente perto da extremidade da lâmina, existem um ou dois botões de ajuste para o comprimento e poder da lâmina.

Ao acionar um sabre de luz ,*leia importantes dicas de segurança, a lâmina rapidamente irá se estender ao seu comprimento padrão, que pode ser regulado através do botão de ajuste do comprimento da lâmina. A lâmina do sabre de luz produzirá um som característico, típico de um campo energético de arco de ondas. Você também sentirá um efeito de giroscópio durante o manuseio, outra característica do campo energético de arco de ondas. Pode demorar um pouco para se acostumar com este efeito de giroscópio, portanto, manuseie com extremo cuidado, os sabres de luz ligados, até que esteja completamente familiarizado com as sensações e com o manejo.


Cortando e fatiando

Uma vez ligada, a lâmina de um sabre de luz pode ser usada de diversas maneiras.

O uso mais comum, evidentemente, é o corte. Um sabre de luz é como uma espada melhorada.


Um sabre de luz pode ajudar um assaltante a desistir de seus planos

Com a prática, um sabre de luz pode também ser usado como uma simples faca. Praticamente tudo que pode ser encontrado em casa ou no escritório pode ser facilmente cortado com o sabre de luz, incluindo, entre outros, canos de aço, vigas reforçadas e suportes de estruturas.

Uma outra forma de usá-lo é para derreter objetos. Ao se deparar, por exemplo, com uma grossa porta à prova de explosões, é impossível “cortar” o seu caminho como normalmente aconteceria em uma porta normal de aço ou concreto. Mas você pode mergulhar a lâmina do seu sabre de luz diretamente na porta e derreter uma abertura para abrir caminho. Este processo costuma levar alguns minutos, mas os resultados são impressionantes.

Outro importante uso do sabre de luz é a deflexão, em dois modos diferentes:

  1. um sabre de luz pode defletir outro sabre de luz e bloquear sua trajetória;
  2. um sabre de luz pode defletir disparos de raios. Na maioria dos casos, a intenção é defletir esses disparos na direção da mesma pessoa que os disparou, mas também é possível defleti-los em direção a outros objetos ou pessoas que estejam próximas.
Um usuário de sabre de luz que possua uma forte afinidade com a Força apresenta uma preciosa vantagem na seguinte situação: ao usar a Força, pode-se antecipar a trajetória do disparo do raio e alinhar a lâmina a esta trajetória antes mesmo da chegada do disparo. Tentar realizar este mesmo efeito apenas utilizando a visão, pode ser bem mais complicado.

O interior de um sabre de luz

A construção do sabre de luz é uma antiga arte Jedi, passada pelo mestre Jedi ao seu jovem aprendiz ou Padawan. Portanto, as características individuais entre dois sabres de luz podem variar nos detalhes. No entanto, suas funções principais permanecem as mesmas.


Os quatro componentes principais do interior de qualquer sabre de luz são:

  • a célula de força e componentes associados
  • a câmara do cristal de energia
  • o condutor de energia e a saída da lâmina
  • os controles
A seguir, examinaremos cada um destes elementos em detalhes.

A célula de força

É evidente que cada sabre de luz possui uma grande quantidade de energia, maior que a de uma arma laser, por exemplo. Qualquer instrumento que pode derreter uma grossa porta à prova de explosões em questão de minutos, deve possuir uma grande reserva de energia. Estima-se que a energia armazenada seja tão grande quanto alguns mega watts/hora.

A fonte dessa energia é uma célula de energia de diatium, um dispositivo não muito maior que uma embalagem de dropes. Células de energia de diatium estão disponíveis de diversas fontes militares e até civis.

Ao redor da célula de energia está o campo condutor de força e o anel do vortex de força. Esses dois dispositivos trabalham simultaneamente para direcionar a energia à comporta de energia. Esta, controla o fluxo energético que é direcionado à câmara do cristal de energia.

A câmara do cristal de energia
Verdadeiro coração de qualquer sabre de luz, a câmara do cristal de energia é responsável pela conversão primária de energia. Pelo menos dois cristais (tipo Adegan ) são usados na câmara de energia.

O primeiro cristal é conhecido como cristal primário. Ele converte a energia canalizada pela central de força e então a transfere para um ou mais cristais de foco. Estes cristais são mantidos em seus lugares pelo ativador de cristais de foco.

A câmara do cristal de energia é o motivo pelo qual todos os sabres de luz são construídos artesanalmente, apenas nos estágios finais do treinamento Jedi. O construtor precisa alinhar os cristais perfeitamente ou corre o risco de detonar o sabre de luz assim que este for ligado. Apenas através do uso da Força, o alinhamento correto é garantido.

Com vários mega watts/hora de energia à disposição, uma detonação é obviamente um evento catastrófico. Por esta razão, a ativação inicial é normalmente conduzida em um local remoto com a ajuda de um andróide barato.

O condutor de energia e os controles
É no condutor de energia que a lâmina do sabre de luz é gerada. O fluxo de força proveniente da câmara do cristal de energia é convertido no arco de ondas que se transformará na lâmina. O arco de ondas flui através do condutor de energia e passa pelos campos cíclicos de energia. Estes são os responsáveis pelo efeito de giroscópio discutido anteriormente.

O arco de ondas, já refinado, vai até o início da lâmina e a partir daí se torna a visível e brilhante lâmina que nos é tão familiar.

O botão liga/desliga, também chamado de matriz de ativação, assim como os controles de comprimento e poder da lâmina são encontrados perto dos campos cíclicos de energia. Usando esses controles, o dono do sabre de luz pode modificar sua lâmina para aplicações específicas.

Sabre de luz com lâminas duplas

Modelo de hélice dupla

Mesmo sendo raros, você verá, ocasionalmente, um sabre de luz com lâminas duplas. Não existe nenhuma mágica nisso, são simplesmente dois sabres de luz normais combinados, um em cada lado de uma única empunhadura.

O risco de danos físicos é muito maior com esse tipo de sabre e suas aplicações práticas domésticas são limitadas. Portanto, é melhor economizar seu dinheiro e continuar com a versão normal de apenas uma lâmina.

Nenhum comentário: